Fundação Cupertino de Miranda. Centro de Estudos do Surrealismo

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Fundação Cupertino de Miranda, com sede em Vila Nova de Famalicão, foi instituída por iniciativa de Arthur Cupertino de Miranda (1892-1988) e sua esposa, D. Elzira Celeste Maya de Sá Cupertino de Miranda, (1892-1978) que à mesma afetaram bens pessoais e a constituíram por estatutos de 2 de outubro de 1963, sendo inaugurada a 8 de dezembro de 1972. O casal doou uma parte dos seus bens pessoais, onde se incluía um conjunto de ações representativas de 5% do capital social do Banco Português do Atlântico, perspetivando a criação de uma instituição de fomento cultural e de apoio a situações de carência económica. Principais fundos bibliográficos da Instituição:


Acervo Mário Cesariny e Cruzeiro Seixas.

O Homem e o Artista – Mário Cesariny (1923-2006)

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9 de Agosto de 1923 nasce, em Lisboa, Mário Cesariny de Vasconcelos – aquele que viria a ser considerado o representante do Surrealismo português por excelência. Poeta, tradutor e pintor, Mário Cesariny desde jovem penetrou na vida literária e artística, primeiramente por influência da sua mãe, cuja ocupação como professora de línguas, francês e castelhano, lhe facilitaram a imersão nas literaturas de ambos os territórios. Posteriormente a aproximação à música e ao piano fizeram-se através das suas irmãs que estudavam ambas as disciplinas, e por ensino de Lopes Graça e muito contra a vontade de seu pai, que mais tarde o viria a inscrever na Escola de Artes Decorativas António Arroio no curso de cinzelador, numa tentativa de o condenar a um destino demasiadamente profissional. No António Arroio manteve-se de 1936 a 1943, e neste período de tempo depois das aulas oficinais frequentava as disciplinas de desenho e pintura, que lhe abriram as portas ao curso de arquitectura da Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, que cursa apenas durante o primeiro ano.

É a partir de 1942 que produz as primeiras pinturas, desenhos e poemas, redigindo A Poesia Civil e Burlescas, Teóricas e Sentimentais. É nesta fase da sua vida e com a companhia dos alunos da Escola António Arroio – António Domingues, Cruzeiro Seixas, Fernando de Azevedo, Fernando José Francisco, José Leonel Martins, Júlio Pomar, Pedro Oom, Marcelino Vespeira, que começa a frequentar o Café Herminius e adere ao Neo-realismo. Esta ligação é pouco duradoura e Cesariny afasta-se do movimento. Datam desta altura a produção do Poema Louvor e Simplificação de Álvaro de Campos e a colagem do General de Gaulle, que deixa entrever uma aproximação ao surrealismo.

Em Paris de 1947, o movimento surrealista internacional reestrutura-se e essa data coincide com a viagem de Mário Cesariny à capital francesa para onde vai estudar na Academia de La Grande Chaumière. Esta deslocação proporciona-lhe um encontro com os membros do grupo surrealista francês André Breton, Victor Brauner e Henri Pastoureau. Fruto desta aproximação Cesariny participa na fundação do Grupo Surrealista de Lisboa, que integra Alexandre O’Neill, António Domingues, António Pedro, Fernando de Azevedo, João Moniz Pereira, José-Augusto França e Marcelino Vespeira, cujo objectivo era protestar contra o regime político que vigorava em Portugal e contra as poéticas dominantes no Portugal da época, nomeadamente o Neo-realismo. Um desentendimento com António Pedro, que se manterá por anos, resulta no afastamento do grupo por parte de Cesariny e tem como consequência a criação de um segundo grupo, Os Surrealistas, em 1948,onde para além do artista se registam as presenças de António Maria Lisboa, Carlos Eurico da Costa, Cruzeiro Seixas, Fernando Alves dos Santos, Fernando José Francisco, Henrique Risques Pereira e Pedro Oom. Simultaneamente são redigidos os poemas do Discurso Sobre a Reabilitação do Real Quotidiano e de Alguns Mitos Maiores Alguns Mitos Menores Propostos à Circulação pelo Autor. Com Os Surrealistas, em 1949, efectua a primeira exposição do grupo, na Sala de Projecções da Pathé-Baby de Lisboa, a público de 18 de Junho a 2 de Julho; redige o manifesto colectivo “A Afixação Proibida” com António Maria Lisboa e Pedro Oom e promove a primeira sessão de O Surrealismo e o seu público no Jardim Universitário de Belas-Artes. A segunda exposição do grupo haveria de chegar já no ano de 1950, também na cidade capital e no espaço da Livraria A Bibliófila. Porém a actividade poética não era descurada e neste mesmo ano, Cesariny publica o poema Corpo Visível.

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ndividualmente a primeira exposição do artista acontece na casa de Herberto de Aguiar, no Porto, decorria o ano de 1951. A partir deste momento uma sucessão de acontecimentos vão marcar a vida de Mário Cesariny, onde a sua faceta poética será explorada ao máximo com a publicação de uma sucessão de títulos que o vão distinguir como detentor de uma das obras literárias mais ricas e carregadas de complexidade do nosso tempo.

Nas artes plásticas mantém a sua ligação ao movimento surrealista e transforma-se numa figura central, ocupando um papel de destaque pelo seu pioneirismo na introdução de novas técnicas, exploração de materiais e pela impregnação de humor, ironia, crítica, irreverência, drama…em toda sua produção plástica, que continua, quando os restantes membros abandonam o Surrealismo. Ao lado de Cruzeiro Seixas continua a desenvolver um percurso brilhante, adoptando uma postura de impulsionador e promotor de diversas exposições em Portugal e no estrangeiro, estabelecendo contactos internacionais, nomeadamente com o grupo Phases.

Obra poética

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obra poética é uma das mais ricas e complexas aportações à história da poesia portuguesa contemporânea. Nas artes plásticas teve um papel importante como introdutor de novas técnicas e atitudes artísticas. Deve-se ao Mário a primeira colagem surrealista, assim como, um trabalho importante de experimentação matérica rejeitando qualquer preocupação técnica e formal.

Pela pessoa que foi e pela obra que nos entregou, Mário Cesariny foi agraciado em 2002 com o Grande Prémio EDP e já perto do final da sua existência mais dois prémios são associados ao artista – aos 82 anos é distinguido com o Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores (APE)/Caixa Geral de Depósitos (CGD), atribuído em unanimidade e entregue pelo Presidente da APE e pelo representante da CGD, patrocinadora do prémio, acompanhados pelo então Presidente da República, Jorge Sampaio, que, em associação a esta homenagem e ao seu notável tributo à literatura portuguesa, desloca-se a casa do artista para o condecorar também com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade. Em 2004 foi lançado Autografia, um documentário sobre o artista e o poeta realizado por Miguel Gonçalves Mendes. Antes, tinha aparecido um outro documentário, Ama como a estrada começa, com guião de Perfecto-E. Cuadrado. Mário Cesariny morre na madrugada do dia 26 de Novembro de 2006, na sua casa, em Lisboa. O artista priva-nos da sua presença e abandona o espaço físico, mas a sua aura respira-se em cada obra que nos legou.

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ruto de uma relação de proximidade, a Fundação Cupertino de Miranda, detentora de uma grande parte da Biblioteca e do espólio Artístico e Documental do artista, numa tentativa de nos trazer à memória o espaço-vida-obra de Mário Cesariny assinala na sua sede uma homenagem que sucede todos os anos, aquando do aniversário da morte do poeta e pintor. Os Encontros Mário Cesariny, iniciaram em 2007 (Encontros I, 22-24 de Novembro) e actualmente encontram-se na edição nº VII (Encontros VII 28-30 de Nov. 2013), prestaram já uma consagração ao artista e homem de natureza excepcional que foi Mário Cesariny, mas também notabilizaram esse homem e artista que continua a representar da forma mais exemplar o Surrealismo, como expressão artística e literária, e, sobretudo, como uma maneira revolucionária de ver, de entender e de viver a Vida.

Bibliografía

  • ÁVILA, María Jesús; CUADRADO, Perfecto E. – Surrealismo em Portugal: 1934-1952. Lisboa: Museu do Chiado, 2001
  • TRIPLOV – Surrealismo, poesia e liberdade. [Em linha].Badajoz:Triplov, [s.d.]. [Consult. 15 de Junho de 2009]. Disponível na Internet: http://triplov.com/surreal/cesariny.html
  • CESARINY, Mário; CUADRADO, Perfecto E.; PINHARANDA, João – Mário Cesariny. Lisboa : Fundação EDP, 2004.
  • CESARINY, Mário – Pena Capital. Lisboa: Assírio & Alvim, 1999.

 

INFORMAÇÕES

De 2.ª a 6.ª feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00

Sábados das 14h00 às 18h00 (durante o período de exposição)

Encerra aos domingos, feriados e fins de semana, no mês de agosto.

Ingresso: 


Entrada gratuita. Visitas guiadas a grupos mediante marcação prévia.

Vila Nova de Famalicão Comboio: Linha do Minho (Porto/Braga), saída Estação de Famalicão.

Autocarro: Rede Expressos e outros, Central de Camionagem de Famalicão.
Viatura própria: Acesso pela A3 e A7. Parque de estacionamento pago junto ao edifício e gratuito nas proximidades. 

Acessibilidade para deficientes motores: rampa e elevadores alguns pisos e uma plataforma de elevação vertical para fruição do auditorio. 

Praça D. Maria II, 4760-111 Vila Nova de Famalicão. 

(+351) 252 301 650 

(351) 252 301 669 

geral @ fcm.org.pt 

http://www.fcm.org.pt

https://www.facebook.com/FundacaoCupertinoMiranda/?fref=ts

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